Prefeitura inaugura na Lapa 6º pátio que transforma restos de feira em adubo para ser distribuído à população
Unidade recebeu R$ 3,6 milhões em investimentos e reforça o ciclo sustentável de reaproveitamento de resíduos orgânicos
A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta sexta-feira (5) o Pátio de Compostagem Lapa, na Zona Oeste, a sexta unidade em funcionamento na cidade, que já conta com pátios na Sé, Mooca, São Mateus, Ermelino Matarazzo e Penha. Com investimento superior a R$ 3,6 milhões, o espaço tem capacidade para processar até dez toneladas de resíduos orgânicos por dia.
Ao apresentar o serviço, o prefeito Ricardo Nunes ressaltou a importância da iniciativa para o meio ambiente e para a população. “Esse pátio aqui na Lapa tem capacidade de receber 10 mil toneladas por dia de material orgânico que vem das feiras, portanto, aquele material não vai para o lixo, vem para cá, passa por todo o processo de compostagem e esse material gera esse adubo que é entregue gratuitamente à população”, explicou o prefeito.
Segundo o prefeito, a implantação de novos pátios integra o plano de metas da gestão para ampliar ações de sustentabilidade, como a expansão da coleta seletiva e a substituição de caminhões movidos a diesel por veículos abastecidos a biometano.
Estrutura e funcionamento
O Pátio de Compostagem Lapa substitui o antigo equipamento da região e conta com 2.955 m² de área total e 62,40 m² de área construída.. Ele recebe resíduos orgânicos de feiras livres, além de restos de poda e varrição. O processo de compostagem, que dura cerca de 120 dias, resulta em adubo de qualidade, utilizado em praças, jardins e hortas comunitárias, além de ser doado à população.
O tratamento aplicado não gera odores desagradáveis, não polui e não causa incômodos à vizinhança. Assim como as demais unidades, o pátio funciona de terça a domingo, das 6h às 22h.
Resultados já obtidos
No primeiro semestre de 2025, foram processadas 1.416 toneladas de resíduos orgânicos provenientes de frutas, verduras e legumes (FLV), fechando um ciclo sustentável que beneficia toda a população. Cada unidade tem capacidade para tratar até 10 toneladas por dia. No total, os pátios recebem material orgânico de 279 feiras.
Educação ambiental e visitas monitoradas
O trabalho começa ainda nas feiras livres, onde equipes de educação ambiental orientam os feirantes a separar corretamente os resíduos. O material coletado retorna à cidade em forma de adubo de qualidade, distribuído para projetos ambientais e hortas comunitárias, fechando um ciclo sustentável que beneficia toda a população.
Embora os pátios não sejam abertos à visitação espontânea, é possível agendar visitas monitoradas para conhecer o processo. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail educacaoambiental@smsub.prefeitura.sp.gov.br.